A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, na manhã desta terça-feira (16), o julgamento dos seis réus do chamado Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), eles são apontados, entre outros crimes, como responsáveis pela elaboração da chamada “minuta do golpe” e pelo planejamento da operação “Punhal Verde Amarelo”, que teria como objetivo o assassinato de autoridades.
A sessão começou com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Na sequência, votam os demais integrantes do colegiado, nesta ordem: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, presidente da Primeira Turma. Na semana passada, o STF encerrou a fase de sustentações orais, com as manifestações da PGR e das defesas dos seis acusados.
Os réus respondem por crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano ao patrimônio tombado e dano qualificado por violência e grave ameaça ao patrimônio da União.