A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai adquirir 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde em mais de 5 mil municípios, seguindo determinação do Ministério da Saúde. O processo de compra será feito por meio de edital de licitação publicado em 4 de agosto, com abertura das propostas do pregão eletrônico marcada para quinta-feira (21), às 10h, no portal compras.gov.br.
O investimento, estimado em R$ 1,8 bilhão, faz parte do PAC Saúde 2025, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. A expectativa é que a entrega dos equipamentos tenha início em novembro, beneficiando milhares de unidades de saúde em todo o país.
Serão adquiridos 10 mil kits contendo 18 equipamentos estratégicos cada, como ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e itens voltados à telessaúde. Entre maio e junho, a AgSUS promoveu consulta pública com representantes da indústria, gestores e especialistas para aprimorar as especificações técnicas, garantindo maior adequação às necessidades das equipes de saúde.