O Ministério da Agricultura investiga um possível caso de gripe aviária em aves de subsistência no município de Itajuípe, no sul da Bahia. A coleta de amostras já foi realizada, mas, até o momento, não há resultado laboratorial conclusivo. O caso faz parte de um total de 13 investigações em andamento no país.
As suspeitas estão distribuídas em diferentes estados. Entre elas, há uma granja em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, além de sete registros em aves de subsistência nas cidades de Quixeramobim (CE), Bom Despacho (MG), Igarapé (MG), Lagoa da Prata (MG), Ribeirão das Neves (MG) e Paraíso das Águas (MS). Outros cinco casos envolvem aves silvestres em Santo Antônio do Monte (MG), Belo Horizonte (MG), Guarulhos (SP) e Brasília (DF).
De acordo com o Ministério da Agricultura, desde maio de 2023 já foram realizadas mais de 2.500 investigações relacionadas à influenza aviária em todo o território nacional. No período, foram confirmados 170 casos da doença, que atingiram aves silvestres, de subsistência e também comerciais.
A influenza aviária de alta patogenicidade é uma doença de notificação obrigatória e imediata aos órgãos de defesa sanitária animal no Brasil. A pasta reforça que segue monitorando a situação e adotando todas as medidas de controle e prevenção necessárias para evitar a disseminação do vírus.