Um homem de 21 anos, investigado por crimes de extorsão, estupro e roubo cometidos contra homens em Salvador, foi preso nesta quarta-feira (26), no bairro da Barra. Segundo as investigações, os ataques aconteciam após encontros marcados por meio de um aplicativo de relacionamento, tendo como principais alvos turistas que visitavam a capital baiana.
As apurações apontam que o suspeito marcava encontros em residências ou motéis e, ao chegar, se identificava como profissional do sexo. Logo depois, passava a ameaçar as vítimas, alegando pertencer a um grupo criminoso para forçá-las a entregar dinheiro e pertences. Há relatos de que o agressor utilizava tesoura, faca e violência física para intimidar os homens abordados. Ele já possui oito registros semelhantes, todos seguindo o mesmo modus operandi.
A ação que resultou em sua prisão foi realizada pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva, o homem foi encaminhado à Polinter e permanece à disposição da Justiça.
De acordo com a delegada Marcela Abreu, titular da Deltur, as investigações continuam para reunir mais provas, identificar possíveis cúmplices e localizar outras vítimas. Ela reforça o pedido para que pessoas que tenham passado por situações semelhantes procurem uma unidade policial ou façam denúncias anônimas pelo 181. “A colaboração da população é essencial para interromper práticas criminosas e responsabilizar seus autores”, destacou.