O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas do Republicanos, usou as redes sociais neste sábado 3 de janeiro para comentar o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e fez críticas indiretas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT. Segundo ele, o mundo acordou diante de uma cena carregada de simbolismo, com a imagem de um líder venezuelano descrito como um ditador cruel e corrupto sendo capturado.
Na avaliação de Tarcísio, a queda de regimes autoritários não acontece de forma repentina, mas é resultado de um longo processo marcado por complacência, silêncio e em alguns casos apoio político explícito. O governador sugeriu que esse histórico inclui lideranças que insistiram em tratar um ditador como aliado, em referência à antiga proximidade entre Lula e o chavismo, relação que passou a se desgastar a partir de 2024 após suspeitas de irregularidades eleitorais na Venezuela.
Ao ampliar o tom político, Tarcísio afirmou que os acontecimentos recentes indicam um enfraquecimento da esquerda no país vizinho. Para ele, a Venezuela estaria dando sinais de mudança de rumo e esse movimento poderia se repetir no Brasil. Segundo o governador, até o fim do ano o país também poderá viver um desfecho semelhante.