A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) divulgou, nesta terça-feira (26), a Portaria nº 232/2025, que estabelece mudanças no tráfego para o Desfile da Independência do Brasil, marcado para os dias 6 e 7 de setembro, no Centro da capital. As alterações começam já no dia 5, durante o ensaio do cortejo cívico, e incluem interdições de vias, barreiras fixas e móveis, proibição de estacionamento e desvios. Segundo o órgão, o objetivo é garantir a segurança de pedestres e a organização do fluxo de veículos.
No dia 5, das 21h às 23h59, a Avenida Sete de Setembro, no trecho entre o Campo Grande e o Corredor da Vitória, terá circulação e estacionamento proibidos. Motoristas que passam pelo Vale do Canela e Corredor da Vitória enfrentarão desvios, além de inversão de sentidos no entorno da Praça Dois de Julho. Já para os dias principais da festa, haverá barreiras fixas instaladas a partir da noite de 6 de setembro em pontos estratégicos, como a Rua Chile, Rua Carlos Gomes e Avenida Sete de Setembro. No dia 7, a partir das 5h, bloqueios móveis e sinalizações reforçarão as restrições em locais como a Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves e Politeama.
Também a partir da meia-noite do dia 7, será proibido estacionar em vias como a Avenida Sete de Setembro (entre a Barra e o Campo Grande), Largo da Graça, Praça Castro Alves, Rua Chile e Ladeira da Montanha. Veículos de serviços essenciais terão livre acesso, enquanto moradores poderão circular mediante comprovação de endereço. A Transalvador ainda garantirá estacionamento especial para ônibus a serviço do evento e veículos de autoridades. O tráfego será liberado apenas após a limpeza realizada pela Limpurb.