A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), vem intensificando operações contra a atuação irregular de guardadores de carros desde o início do ano. Até agora, foram registradas cerca de 180 abordagens e 47 ações, com apreensão de 146 coletes usados de forma ilegal. Durante as fiscalizações, agentes realizaram 365 notificações por estacionamento irregular e encaminharam seis pessoas à polícia quatro com mandado de prisão em aberto, uma por tráfico de drogas e outra por desacato.
As operações têm como objetivo coibir cobranças abusivas em vias públicas e reforçar a segurança em áreas de grande fluxo e relevância turística e comercial, como Barra, Rio Vermelho, Centro Histórico, Comércio e Bonfim. “Queremos garantir ordem pública e reduzir práticas que muitas vezes estão associadas a crimes, como furtos e roubos”, afirmou o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.
Além da fiscalização, a Transalvador aposta na democratização do uso do espaço público por meio do aplicativo Zona Azul Digital, que oferece mais de 15,5 mil vagas regulamentadas na capital. O sistema permite adquirir créditos via aplicativos credenciados ou com operadores autorizados pelo sindicato da categoria. A autarquia orienta motoristas a denunciarem casos de coação ou cobrança irregular à polícia e à Ouvidoria da Transalvador, pelo número 156.