O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi visto em público neste sábado (30), jogando golfe em seu resort de luxo na Virgínia, colocando um ponto final nas intensas especulações sobre sua suposta morte que agitaram as redes sociais. Os rumores ganharam força após a ausência do ex-presidente por três dias e o cancelamento de compromissos previstos pela Casa Branca.
Os rumores sobre o falecimento de Trump começou na madrugada de sábado (30) no X (antigo Twitter) e foi amplamente noticiada por diversas páginas. Termos como “Trump” e “Donald Trump morreu?” registraram um aumento de 1000% nas buscas do Google Trends no Brasil e nos Estados Unidos, liderando o volume de pesquisa e aparecendo entre os “Assuntos do Momento” na rede social X.
No entanto, as especulações foram desmentidas diretamente. O streamer americano Adin Ross afirmou ter conversado com Barron Trump, filho do presidente, que garantiu que o pai está “bem”. Além disso, Reagan Reese, correspondente do site “The Daily Caller”, revelou ter entrevistado Trump na sexta-feira (29) por uma hora, descrevendo-o como “animado e falante”.
Neste sábado, Trump foi avistado pelo pool de repórteres da Casa Branca embarcando no comboio presidencial para jogar golfe em seu campo privado, o Trump National Golf Club, na Virgínia. Ele foi visto sorrindo e acenando para apoiadores, vestindo calças pretas, uma camisa polo branca e um boné vermelho com a sigla MAGA (“Make America Great Again”). Trump estava acompanhado de seus netos Kai e Spencer.
A imprensa norte-americana ressaltou que a ausência de compromissos na agenda oficial de Trump já estava prevista para este fim de semana, o que contribuiu para alimentar os boatos sem fundamento. Durante o período de sua ausência pública, Trump permaneceu ativo nas redes sociais, criticando uma decisão de um Tribunal de Apelações sobre tarifas na sexta-feira (29).
Uma marca em sua mão, um hematoma, também fomentou as especulações, gerando comparações com a Rainha Elizabeth II. Contudo, médicos da Casa Branca esclareceram que o machucado foi causado por apertos de mão frequentes e uso de aspirina, e não por condições graves como trombose ou insuficiência vascular
Imagens: divulgação redes sociais