A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus pela tentativa de golpe de estado, nesta quinta-feira (11), repercutiu internacionalmente. Em entrevista nesta tarde, Donal Trump afirmou que estava acompanhando o julgamento e disse que ficou surpreso com a notícias.
“Assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele era um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido”, disse, Trump. “É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Ele era um bom homem, e não vejo isso acontecendo”, completou.
Trump já havia se manifestado em defesa de Bolsonaro no passa e descreveu como uma “caça às bruxas” contra o brasileiro para justificar a imposição de tarifa de 50% contra produtos brasileiros e a determinação de sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, comentou a condenação de Jair Bolsonaro e afirmou que o governo dos EUA dará “resposta à altura”. Em postagem no X, Rubio repetiu o presidente americano, Donald Trump, classificando o processo contra Bolsonaro de “caça às bruxas”.
“As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos e alvo de sanções Alexandre de Moraes continuam, enquanto ele e outros no Supremo Tribunal do Brasil decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos darão resposta à altura a essa caça às bruxas”, afirmou Rubio.