O senador Jaques Wagner (PT) anunciou, nesta terça-feira (6), que participará nesta quinta-feira (8) de um ato em Brasília convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em memória do ataque ao Congresso e ao Palácio do Planalto ocorrido em 8 de janeiro de 2023. Segundo Wagner, o evento tem como objetivo reafirmar a defesa da democracia no país.
“Na quinta-feira, o presidente Lula está chamando o presidente do Supremo, da Câmara, do Senado e várias autoridades para um ato como se fosse: ‘8 de janeiro, nunca mais’. Ou seja, aquela depredação, aquela baderna que foi produzida, nunca mais. É um ato em defesa da democracia”, explicou o senador em entrevista ao programa Sociedade Urgente.
Wagner enfatizou que o ato é estritamente nacional, sem relação com acontecimentos internacionais recentes: “Não tem nada a ver com Venezuela. A pauta do ato é exatamente a defesa da democracia no Brasil. Uma pauta brasileira. Não tem nada a ver com o que aconteceu no sábado.”
O senador reforçou a importância do diálogo democrático para resolver diferenças políticas. “Eu penso diferente de você, você é diferente de mim, mas a gente consegue, dialogando dentro da democracia, chegar a um denominador comum”, disse.
Para Wagner, o evento representa a valorização da democracia como um bem essencial. “O ato é para reverenciar a democracia, que é o bem maior que todos temos”, concluiu.