A atriz, diretora e produtora Zeca de Abreu foi nomeada, nesta terça-feira (30), como coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). Zeca é uma das porta-vozes do movimento do teatro profissional, que, ao longo dos últimos meses, teceu inúmeras críticas à política cultural do governo estadual voltada para a cena teatral.
Em nota, o governo destacou que a “gestão que vem prezando pelo cuidado, acolhimento e pelas políticas estruturantes na área”, e qua a nomeação da artista é “uma sinalização no sentido da ampliação das políticas públicas para o teatro baiano, da democratização e territorialização dessas políticas, além dos investimentos em formação, qualificação e infraestrutura que já estão em curso e dos que ainda virão.”
Nas redes sociais, a notícia reuniu inúmeros comentários positivos à nomeação da produtora. Ao mesmo tempo, internautas cobraram autonomia, estrutura e condições para a realização de um bom trabalho. Em um dos comentários, um ator afirmou: “Que sua força nos ajude a sair do buraco em que o teatro profissional da Bahia se encontra e que as secretarias de Cultura do Estado e do município também aproveitem esse momento para, finalmente, saírem da inércia.”