O Conexão Sociedade trouxe história para os Ouvintes Sociedade! O historiador Rafael Dantas conversou com Silvana Oliveira na manhã desta segunda-feira (2) sobre a importância do Centro Histórico de Salvador para a história do Brasil
O centro histórico de Salvador celebrará, no dia 3 de dezembro, 40 anos de seu tombamento, reforçando sua importância cultural e arquitetônica.
O tombamento, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1984 e pela Unesco em 1985 como patrimônio mundial da humanidade, resguarda a memória e a arquitetura de um espaço que carrega séculos de resistência, cultura e identidade afro-brasileira.
“Em todos os aspectos, mas principalmente no quesito institucional, é termos uma validação de um órgão tão importante como o IPHAN, e por consequência a UNESCO, fazendo esse aval final, evidentemente que eleva a importância do sítio que é arqueológico, que é histórico, que está inserido em critérios antropológicos, sociais, diversos num nível muito maior.” esclarece Rafael.
O centro histórico de salvador é um dos melhores exemplos de urbanismo português, com áreas elevadas destinadas a funções administrativas e residenciais, e áreas mais baixas para o comércio e o porto.
“O centro histórico de Salvador, eu costumo dizer que é um dos lugares que sem dúvida nenhuma traduzem de forma muito gritante aquilo que era o Brasil, no contexto, principalmente da colônia.” dispara o historiador.
O que é o Centro Histórico?
O pelourinho é considerado um “quilombo a céu aberto”, um símbolo da resistência afro-brasileira e da cultura local, segundo Rita Santos, presidente da ABAM.
“Para o Brasil, o Centro Histórico de Salvador é o Pelourinho ou então, o Pelourinho engloba toda aquela região. Primeiro ponto, o Pelourinho é um largo, é aquela antiga região que era conhecida como Maciel de Baixo.” relata Dantas.
O termo pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, porém, era principalmente usado para castigar escravos.
“Por que esse nome, Largo do Pelourinho? Porque foi ali instalado pela última vez, o antigo pelourinho da cidade, pelourinho esse que caiu, tombou com o fim da colônia. Se o Brasil não era mais colônia, não tinha necessidade de ter um pelourinho, que era um marco da imposição portuguesa em solo americano.” explicou Rafael Dantas.
Ainda de acordo com o historiador, “O pelourinho foi embora, mas o nome ficou. Toda aquela região do Santo Antônio Além Carmo até a região da Praça Castro Alves e redondezas é o nosso centro histórico de Salvador e o que está em volta é o centro antigo da cidade do Salvador, que abraça as outras partes da cidade.” completa.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: