Sete em cada dez universitários ou aspirantes a um curso superior utilizam frequentemente ferramentas de inteligência artificial (IA) em seus estudos, revela pesquisa da Abmes e Educa Insights. Entre os entrevistados, 80% conhecem ferramentas populares como ChatGPT e Gemini.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) e Educa Insights, divulgada nesta terça-feira (6), revela que 70% dos universitários ou interessados em cursar uma faculdade utilizam IA frequentemente em seus estudos. Realizada em julho de 2024 com 300 participantes de 17 a 50 anos de todas as regiões do país, o levantamento indica que 29% usam IA diariamente e 42% semanalmente.
A pesquisa também mostra um aumento no uso de IA desde 2023, com 80% dos estudantes agora familiarizados com as principais ferramentas, um crescimento de 11 pontos percentuais. Entre os benefícios citados estão a aprendizagem em qualquer lugar (53%), acesso a informações atualizadas (50%) e maior eficiência na resolução de dúvidas (49%). Os desafios incluem falta de interação humana (52%) e dependência de tecnologias (49%).
Sobre o futuro, 84% acreditam que a IA pode substituir parcialmente os professores. No mercado de trabalho, 45% veem grande impacto da automação, mas apenas 14% temem ser totalmente substituídos. Por fim, 74% consideram crucial que as instituições de ensino invistam em IA.