com promessa de mais uma vez reunir o melhor da gastronomia da Chapada Diamantina, a 7ª edição do Festival Tempero Bahia homenageia os três biomas brasileiros presentes na região da Chapada Diamantina: mata atlântica, cerrado e caatinga. O evento que se tornou um marco significativo no cenário cultural e gastronômico da Bahia, acontecerá entre os dias 05 e 15 de setembro.
Em entrevista ao Conexão Sociedade, a produtora do Festival, Djanira Dias fala sobre o Festival que nesta edição apresenta 30 restaurantes de Itapuã ao Centro histórico de Salvador, 1 restaurante em Morro de São Paulo, e 3 no Vale do Capão e 9 em Feira de Santana.
A chapada diamantina conta com mais de 1000 metros de altitude e uma biodiversidade impressionante. Oferece uma variedade de ingredientes que serão explorados pelos chefs locais durante o festival. Com o tema ‘terroir da chapada’, ou seja “os produtos e ingredientes que são produzidos na chapada” explica Djanira.
Neste ano o festival terá uma edição especial em parceria com o Shopping Barra. “A gente vai levar a Cozinha Show que normalmente tem de 8 à 9 aulas com Chefs da culinária baiana e brasileira. Inclusive, alguns até de restaurantes que criaram esses pratos e explica como é que faz o prato”, diz Djanira. A produtora ainda acrescenta que ao final, as 40 pessoas que podem se inscrever pelo Sympla, recebem uma degustação desse prato.
Em parceria com o Bazar Rozê, coletivo de empreendedoras femininas, o festival levará dois expositores de segmentos variados da arte, artesanato e design. Além disso, haverá um espaço infantil com oficinas, nos dias 14 e 15 de setembro.
Para identificação dos participantes do festival, todos os restaurantes possuem um banner com a foto e o nome do prato e do Chef, um mini cardápio e jogo americano. É possível acessar a lista de restaurantes no site (temperooficial.com.br) e no instagram do Festival (@temperooficial_).