O abastecimento de água está suspenso em partes dos municípios de Salvador e da Região Metropolitana nesta terça-feira (6). A captação de água bruta feita pela Embasa no rio Joanes está sendo realizada com volume reduzido para garantir a qualidade da água diante das fortes chuvas.
Segundo a empresa, chuvas intensas podem ocasionar mudanças temporárias na qualidade da água captada, já que os grandes volumes pluviométricos arrastam terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica, como folhas e galhos, de toda a bacia até o rio, modificando sua composição.
A redução temporária da oferta é necessária para garantir que a distribuição da água permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.
“Devido às condições do manancial, foi necessário diminuir o volume da água distribuída, por isso é ainda mais fundamental que os moradores das áreas afetadas usem com economia a água armazenada nos reservatórios domiciliares”, informa Joana Rolemberg, diretora de Operação da Embasa na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
“Nossos técnicos estão trabalhando 24 horas por dia no monitoramento das condições da água bruta do manancial e no ajuste do processo de tratamento para que seja possível retomar a produção de água nos níveis normais no menor prazo possível”, ressalta.