A Rádio Sociedade da Bahia está presente na Copa 2 Julho que teve início no dia 2, com final marcada para o dia 13 deste mês. A edição de 2025 conta com 40 equipes divididas em 8 grupos e de acordo com a tabela de jogos, os dois melhores colocados de cada chave, avançam para as oitavas de final.
Entre os times que disputam o troféu estão: Seleção Brasileira sub-15, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, Santos e Vitória. Equipes estrangeiras também marcam presença na competição e dentre elas: Seleção Scout (Bolívia); Rebaño Chivas (México) e Club Desportivo (Equador).
Na primeira fase, os confrontos são disputados em cidades do Recôncavo Baiano, Salvador e região metropolitana. O estádio de Pituaçu, CT do Vitória, Vila Canária e CT do Bahia, são alguns dos palcos de jogos.
Mas afinal, o que é a copa 2 de Julho?
A Copa 2 de Julho homenageia a Independência da Bahia, além de ser uma competição de futebol masculina promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF). O campeonato é um dos principais torneios de categoria de base do país, que conta com a participação de times nacionais e internacionais, além da presença da seleção brasileira.
Nas primeiras edições, a copa era disputada na categoria sub-17, mas com a intenção de revelar jovens promessas, a idade foi diminuída para o sub-15. O torneio teve seu início no ano de 2007 com o Internacional sendo campeão superando a equipe do cruzeiro por 2 x 1 em Porto Seguro. A competição ganhou mais notoriedade em 2009 quando a seleção brasileira participou pela primeira vez do torneio e foi campeã vencendo a Portuguesa de Desportos por 2 x 0.
Quantas vezes times baianos foram campeões?
O Estado da Bahia contabiliza 3 títulos, sendo 2 do esquadrão de aço e 1 do rubro-negro baiano. O Vitoria ganhou seu único título em 2012, quando a competição ainda era disputada pelo sub-17, batendo o cruzeiro por 5 x 2 na final. Já o Bahia venceu seus dois títulos quando a copa passou a ser disputada pelo sub-15, vencendo o Atlético Mineiro nos pênaltis em 2015. Em 2022 o tricolor de aço venceu a também equipe baiana Canaã dos pênaltis se tornando bi campeão do torneio.
Transmissão da Rádio Sociedade da Bahia
Pela primeira vez a Rádio Sociedade da Bahia vai transmitir a Copa 2 de Julho, porém, com uma grande novidade. Além da rádio, a transmissão também será feita com imagens pelo YouTube. A primeira transmissão será no jogo da seleção brasileira, o último jogo da fase de grupos que ocorre neste sábado (5), quando os canatinhos encaram a equipe do Dom Macedo-BA, a partir das 10:00. Haverá transmissão com imagens nos dois jogos das semifinais que acontecerão na próxima sexta-feira (11), além da grande final que será realizada no dia 13 de julho.
Marcos Valença, que será um dos repórteres da Sociedade durante as transmissões da Copa 2 de Julho. De acordo com o experiente profissional, é um grande desafio transmitir ao vivo jogos envolvendo as divisões de base. “É uma grande responsabilidade para nós, porque trabalhar em uma competição sub-15 como essa é lidar diretamente com sonhos. Veremos garotos que saem de suas cidades, e que muitas vezes não tem estrutura, para jogar a Copa 2 de Julho. Então a gente ver a vontade de vencer dos meninos, muitas vezes no olhar”, disse Valença ao Sociedade Online.
Espedito Magrini, narrador, apresentador e gestor do departamento esportivo da Rádio Sociedade falou sobre a presença do emissora na Copa 2 de Julho. “Estamos dando o devido valor a essa competição, que é uma das mais importantes da América do Sul e entendemos que devemos estar presentes, pela qualidade, pela organização, que para esses garotos, é uma copa do mundo da categoria em Salvador. A copa está na décima quinta edição e infelizmente não tivemos esse “time”, sobre a transmissão e importância dela, mas dessa vez é diferente”, disse Magrini ao Sociedade Online.
A Copa 2 de Julho será transmitida pela Rádio Sociedade da Bahia nas frequências AM 740, FM 102.5, aplicativo e com imagens através do canal do YouTube da Rádio Sociedade da Bahia.