A capoeira sempre foi um exemplo de demonstração cultural que representou a resistência e luta do povo baiano. E o impacto inegável da luta que mistura elementos de dança, música e jogos, ganhou o reconhecimento da Câmara dos Deputados.
Isso porque a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o Projeto de Lei 7536/2010, de autoria do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA), que institui o Dia Nacional da Capoeira, a ser celebrado em 15 de julho.
O texto destaca o valor cultural e histórico da capoeira, que se desenvolveu no Brasil por intermédio dos africanos escravizados, que passaram a praticar formas de luta para resistir, cultural e fisicamente, aos abusos da sociedade escravocrata.
“Meu intuito com a proposta é valorizar a capoeira. Sendo 15 de julho a data na qual o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, reconheceu oficialmente a capoeira como patrimônio cultural brasileiro, creio ser relevante reafirmar nesta data o seu reconhecimento, instituindo o Dia Nacional da Capoeira”, destacou o deputado.
O parlamentar ainda apontou que a prática é exercida em mais de 160 países, por pessoas de todas as idades, o que reforça o valor cultural associado à Capoeira.
O projeto agora segue para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.