Nesta segunda-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o programa Sociedade Urgente, com Adelson Carvalho, conversou com a médica hepatologista Dra. Luane Matos sobre os perigos e formas de transmissão das hepatites, doenças que, muitas vezes, não apresentam sintomas e acabam sendo descobertas tardiamente. Apesar de silenciosas, essas infecções são sérias e podem evoluir para quadros graves no fígado se não forem tratadas a tempo.
De acordo com a especialista, as hepatites B e C são doenças virais, causadas por vírus que atacam diretamente o fígado. Já outras inflamações hepáticas, conhecidas como hepatites não virais, podem ser provocadas por fatores como o consumo excessivo de álcool, acúmulo de gordura no fígado ou uso de certos medicamentos.
A Dra. Luane fez um alerta importante sobre as principais formas de contágio, a transmissão pelo contato com sangue contaminado ou por relações sexuais desprotegidas. “Não compartilhe lâminas de barbear, nem materiais de manicure e pedicure”, reforça. Segundo ela, os instrumentos cortantes devem ser de uso individual, já que nem todas as máquinas de esterilização atingem temperaturas capazes de eliminar o vírus. A recomendação é sempre levar seu próprio alicate, tesoura e demais objetos de uso pessoal.
Acompanhe a entrevista na integra: