Durante entrevista ao programa Sociedade Urgente nesta sexta-feira (3), o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil), falou abertamente sobre sua relação com o governo do estado, liderado por Jerônimo Rodrigues (PT), de quem é adversário político. Mesmo sem esconder sua aliança com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), Valderico afirmou que mantém uma postura institucional e cobra do governo estadual as ações necessárias para o município.
“Ele sabe que eu sou ACM Neto, 100%. Mas eu entendo qual é o papel do governador e ele precisa entender qual é o papel do prefeito. Fui eleito pela maioria da população que quis mudança”, disse o prefeito, ao comentar que, embora tenha se encontrado com Jerônimo em Brasília, o governador ainda não visitou Ilhéus durante sua gestão.
Valderico criticou a lentidão do governo estadual em concluir obras importantes na cidade, como a requalificação da Orla Sul e o Canal do Malhado. “A Orla está há anos parada, o trânsito é incabível. É uma falta de responsabilidade gigante. A cidade precisa que essas obras sejam retomadas”, afirmou.
Ele também destacou que segurança pública é uma das áreas em que a atuação do estado precisa ser mais eficaz. Citou como exemplo o caso que ganhou repercussão nacional de três mortes trágicas em Ilhéus. “Foi uma fatalidade. Eu, na minha vida, nunca vi algo parecido. Não é da rotina da cidade, mas mostra o quanto o estado precisa agir.”
Apesar das diferenças políticas, o prefeito reforçou que sua prioridade é o bem-estar da população e que continuará cobrando investimentos e presença do governo estadual. “Respeito o governador, mas minha obrigação é com Ilhéus. E Ilhéus precisa ser tratada com seriedade”, concluiu.