Três pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Vitória da Conquista e Itapetinga, na Bahia, e também em Itumbiara, em Goiás, na manhã desta sexta-feira (14). A Polícia Civil investiga uma organização criminosa especializada no roubo de caminhões e cargas em rodovias.
de acorod com as investigações da Polícia Civil, os roubos de veículos pesados e cargas praticados nos dois estados, em rotas que tinham Vitória da Conquista como destino final, levaram ao início das investigações em abril de 2025. O grupo agia principalmente à noite, fazia sequestros rápidos dos motoristas, trocava as placas imediatamente e levava os veículos para a região entre Planalto e Vitória da Conquista, onde eram desmanchados e adulterados. Veículos de apoio eram usados tanto para identificar alvos quanto para dar suporte logístico nas ações.
Um centro automotivo localizado no km 805 da BR-116 servia como ponto de desmanche, adulteração e receptação de caminhões roubados. O dono do estabelecimento é apontado como o líder do grupo e já tem várias passagens por receptação, roubo e adulteração de veículos. Parte dos mandados foi cumprida em um condomínio de alto padrão em Vitória da Conquista, onde alguns investigados viviam com alto padrão de vida.
Um Relatório de Inteligência Financeira mostrou que o grupo movimentou mais de R$ 10 milhões em um ano, com indícios de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Na operação, foram apreendidas cabines e motores de caminhões, além de celulares e computadores, que serão periciados.