Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até esta segunda-feira (22) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição e garantir a participação no exame. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa é de R$ 85 e pode ser quitada por boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito, conforme as opções oferecidas pela instituição financeira.
O pagamento é obrigatório para os participantes que não receberam isenção da taxa. De acordo com o Inep, a inscrição só será confirmada após a compensação do pagamento dentro do prazo estabelecido. Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares de baixa renda, além de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários do programa Pé-de-Meia, tiveram direito à gratuidade.
O Inep também informou que os resultados dos pedidos de atendimento especializado serão divulgados em 26 de junho. O recurso é destinado a participantes com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual, além de pessoas com condições específicas, como transtorno do espectro autista (TEA), TDAH, dislexia, discalculia, fibromialgia e diabetes. Gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar também podem solicitar suporte diferenciado para a realização das provas.