Durante o programa Sociedade Urgente, o presidente da CONDER, José Trindade, detalhou as obras de modernização do Teatro Castro Alves (TCA) em Salvador.
Ao ser questionado sobre o equipamento cultural, Trindade afirmou:
“Ela é um equipamento diferenciado e vai ser um equipamento cultural, artístico que não pertence só a Bahia, pertence a todo o povo do Brasil, porque ali vão ter agora grandes espetáculos.”
Ele destacou a visão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a importância da obra:
“A sensibilidade do governador em fazer e em reformar aquele teatro, que grandes shows não podiam se apresentar ali… Hoje o Teatro Castro Alves, em parceria com a Secretaria de Cultura, com técnicos do IPHAN e executada pela CONDER, está sendo equipado para, até o final do primeiro semestre de 2026, entregarmos a todos que gostam de cultura, teatro e música, aquele grande equipamento para todo o estado e para o país.”
Questionado sobre a motivação da reforma, Trindade explicou:
“Na verdade, ela já precisava. A última reforma tinha sido no início de 2016… Precisava realmente para ganhar condições de atender a todos os espetáculos.”
Ele também detalhou as melhorias:
“Estamos fazendo o que há de mais moderno na parte acústica, iluminação e toda a estrutura do teatro. A estrutura externa, que é tombada, permanecerá, mas todo o interior será reformulado… Ali atrás do teatro, naquele prédio de 16 andares, será todo reformado, para guardar acervo, materiais, administração, orquestra e sala de dança. Todo o piso será de madeira, com base emborrachada para que o som não reverbere e atrapalhe os grandes espetáculos.”