O BRT Salvador atingiu 82% de aprovação entre os usuários na pesquisa QualiÔnibus 2025, conduzida pelo WRI Brasil. O estudo avalia a qualidade do transporte público em diversas capitais do país e destaca o sistema da capital baiana por seu conforto, eficiência e inovação, superando benchmarks nacionais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
O sistema se diferencia por características estruturais que melhoram a experiência do passageiro, como embarque em nível para facilitar o acesso de idosos e pessoas com deficiência, operação em faixas exclusivas que garantem viagens regulares e a utilização de ônibus elétricos, contribuindo para a redução da poluição e melhoria da qualidade do ar. Atualmente, o BRT transporta mais de 2 milhões de passageiros por mês, representando um eixo vital da mobilidade urbana da cidade.
O desempenho do BRT impulsiona o crescimento da satisfação geral com o transporte público em Salvador, que aumentou 8% segundo a pesquisa. Além disso, a cidade foi reconhecida internacionalmente ao receber o Prêmio Transporte Sustentável 2026 do ITDP, destacando iniciativas como renovação de frota, inclusão de ônibus elétricos, estações acessíveis e políticas de gênero no transporte.
Nos próximos meses, Salvador passará pela maior renovação de frota de sua história, com cerca de 300 novos ônibus com ar-condicionado financiados pelo BNDES, além de 200 veículos da renovação anual e 180 ônibus do STEC. Para o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a expansão fortalece a estratégia de consolidar um sistema eficiente, moderno e sustentável, capaz de atender regiões como Subúrbio e Brotas com mais conforto e rapidez.