Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) colocou o município de São Luiz do Anauá, em Roraima, no centro de uma investigação sobre a aplicação de recursos das chamadas emendas Pix. Apesar de possuir pouco mais de 7 mil habitantes, a cidade recebeu cerca de R$ 90 milhões por meio dessa modalidade de transferência entre 2020 e 2024, tornando-se o terceiro município brasileiro que mais recebeu recursos desse tipo no período.
As conclusões da fiscalização deram origem à Operação Acesso Negado, deflagrada nesta sexta-feira (3) pela Polícia Federal para apurar suspeitas de irregularidades na destinação e execução dessas verbas. As investigações também identificam recursos indicados por parlamentares e por um atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), embora nenhum deles seja alvo da operação. Ao todo, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão em Roraima, Bahia, São Paulo e Tocantins, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante inspeção realizada pela CGU em março de 2025, os auditores constataram que as cinco obras vistoriadas, financiadas total ou parcialmente com recursos das emendas Pix, estavam paralisadas. O relatório aponta falhas no planejamento, na fiscalização e na transparência da aplicação do dinheiro público, além de identificar intervenções inacabadas em pavimentação, calçadas, meio-fio, sarjetas e sinalização urbana. Segundo a Polícia Federal, a investigação apura possíveis crimes como fraude em licitações, peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e outras irregularidades relacionadas à gestão dos recursos federais. As diligências prosseguem para identificar os responsáveis e esclarecer a destinação das verbas investigadas.