O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, declarou nesta quinta-feira (16) que o estado da Bahia terá um papel decisivo no processo de reconstruir a imagem do Brasil no mundo, sobretudo no que se refere ao afroturismo.
“Ninguém do mundo quer estar em um país que destrói sua cultura, que não respeita a sua cultura, que destrói suas florestas. Então, reconstruir o Brasil, que é o lema do Governo Lula, é também dialogar de maneiras diferentes com o mundo para que o mundo venha a nos ajudar a termos esse Brasil que a gente quer”, disse Freixo.
Durante o evento de lançamento do camarote ‘Expresso 2222’, Freixo destacou as conversas que teve com equipes do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador para articular o processo de potencializar e incluir a cultura negra no setor do turismo.
Além de se reunir com representantes das esferas estadual e municipal, Freixo também comentou sobre encontro que teve com entidades culturais, como os Filhos de Gandhy, Olodum e o Ile Aiyê, que podem contribuir com fortalecimento do afroturismo na capital e no estado.
“O afroturismo tem espaço no mundo inteiro, tem um mercado no mundo inteiro. E quando eu falo do turismo, estou falando de solução, falando de emprego, falando de renda. Eu tô falando de uma atividade econômica que é uma das mais importante do mundo e que pode ser uma alternativa para o desenvolvimento brasileiro”, destacou o presidente da Embratur