Silvana Oliveira recebeu no Conexão Sociedade para o Viva Bem desta sexta-feira(4) a Dra. Carolina Argolo que é a atual presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Bahia e Idealizadora do perfil Seio que cuido no Instagram (@seioquecuido) e do projeto Meu Combustível Salva
Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que ocorre anualmente em outubro. O movimento começou nos Estados Unidos na década de 1990 e rapidamente se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil, com o objetivo de promover a detecção precoce e o tratamento da doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama no brasil em 2024, com uma taxa de incidência de 43,4 casos por 100 mil mulheres. o c ncer de mama é o segundo mais frequente no país, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A dúvida de muitos brasileiros é sobre quando começar a fazer o acompanhamento para prevenção da doença, e a especialista explica, “A gente recomenda que depois que a mulher menstrua ela vá ao ginecologista, existem algumas lesões na mama benignas, que são muito comuns em mulheres jovens. A ginecologista encaminha quando necessário ao mastologista, nessa faixa etária jovem abaixo dos 40 anos, é recomendada a ultrassonografia mamária pelo menos uma vez ao ano ou se a paciente tiver alguma queixa, a partir dos 40, é necessário o rastreamento mamográfico, anualmente.” orienta a Dra. Carolina.
A Dra. Carolina Argolo traz as dicas para realização do autoexame e alerta para o cuidado com os hábitos destrutivos, “Se olha no espelho, percebeu algum abaulamento, alguma área de retração, a pele está repuxada em algum lado, o mamilo modificou, está saindo alguma secreção? Muitas mulheres preferem realizar o autoexame durante o banho, fique atenta às ínguas.” disse a Dra. Carolina Argolo.