Durante o Balanço Geral desta segunda-feira (6), o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Leandro Menezes, comentou os recentes casos de intoxicação por metanol no país, relacionados ao consumo de bebidas adulteradas. Segundo ele, não há registros confirmados de que as contaminações tenham ocorrido em bares ou restaurantes.
“Quero me solidarizar com todas as famílias que estão passando por esse momento difícil. Mas é importante trazer dados para esclarecer a situação”, afirmou Menezes.
De acordo com o balanço apresentado por ele, foram confirmados 11 casos de intoxicação em todo o Brasil durante o último final de semana, com 113 notificações ainda sob investigação. Na Bahia, dois casos suspeitos já foram descartados após exames apontarem ausência de metanol.
O presidente da Abrasel enfatizou que diversas garrafas de bebidas foram recolhidas para análise em estabelecimentos por todo o país, mas nenhuma contaminação foi comprovadamente ligada a bares ou restaurantes.
“O setor é seguro. Nossas famílias e amigos frequentam esses locais e, por isso, temos um cuidado redobrado. Até agora, nenhum caso foi comprovadamente originado em bares ou restaurantes no Brasil”, garantiu Menezes.