A Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, foi notificada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para bloquear e remover conteúdos e grupos que promovem a venda ilegal de lacres, tampas, rótulos e garrafas de bebidas alcoólicas.
A AGU deu 48 horas para que a plataforma informe quais medidas está tomando para identificar e moderar esses conteúdos ilícitos, além de preservar provas, como registros de postagens, autores e mensagens. Se o pedido não for atendido, a empresa pode responder judicialmente nas esferas civil, administrativa e criminal.
A ação veio depois que uma reportagem revelou um forte comércio clandestino desses materiais dentro das redes sociais, usados na falsificação de bebidas com substâncias tóxicas, como o metanol. Os anúncios ofereciam produtos de marcas conhecidas e até selos falsos da Receita Federal, com entregas em todo o país e vendas em larga escala para grupos e comunidades com milhares de participantes.