A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta segunda-feira (2), um alerta sobre a tentativa de de golpes na internet de serviços falsos para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Segundo a agência, criminosos estão disponibilizando formulários semelhantes ao oficial para coletar dados e arrecadar com a cobrança de taxas indevidas.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento exigido em viagens ao exterior para comprovar a atualização da vacinação do viajante.
A Anvisa ressalta que não é feita nenhuma cobrança para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. O documento pode ser solicitado gratuitamente pelo portal Gov.br ou pelo aplicativo Meu SUS Digital.
Esta não é a primeira vez que criminosos utilizam o nome da Anvisa em golpes. Também neste ano, foi descoberto um esquema em que golpistas enviavam emails fraudulentos supostamente disparados pela agência para agendar supostas vistorias em empresas. São mensagens de email spoofing, em que alguém finge se passar por outras pessoas para roubar dados da vítima. O email oficial do departamento da Anvisa é [email protected].