A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que regulamenta boas práticas para fabricantes de cosméticos, com foco em aprimorar o monitoramento e a segurança dos produtos. A nova regra entra em vigor em 12 meses.
A nova regulamentação da Anvisa busca reforçar a segurança dos cosméticos no Brasil, através de um sistema de “cosmetovigilância” que monitora os produtos desde a comercialização até o uso pelos consumidores. O objetivo é identificar e gerenciar riscos à saúde de forma eficiente e rápida.
As empresas de cosméticos deverão cumprir um sistema de monitoramento que inclui a coleta, investigação e notificação de eventos adversos. Além disso, cada empresa será obrigada a nomear um responsável pela cosmetovigilância e a tomar medidas para reduzir riscos quando problemas de segurança forem identificados.
O mercado brasileiro movimenta quase R$ 200 bilhões por ano, com perspectiva de crescimento sustentável. No cenário global, o mercado de cosméticos gera cerca de US$ 500 bilhões anualmente.