A Bahia é o estado do nordeste que mais atrai turistas estrangeiros, segundo dados do Ministério do Turismo. O relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado, nesta segunda-feira (16), aponta que o estado tem 6% de participação no mercado brasileiro, número três vezes maior que os estados de Pernambuco e Ceará, que possuem 2% cada um.
Ainda segundo este levantamento, a Bahia registrou 41,3% de todo tráfego turístico do exterior que buscam destinos nordestinos, recebendo mais de 125 mil visitantes. Em segundo lugar está o Ceará, que recebeu 85,7 mil estrangeiros, seguido de Pernambuco, com 57,7 mil.
O levantamento também mostra que Salvador é a quinta cidade mais visitada por estrangeiros de um modo geral, e a terceira dos que chegam ao Brasil de avião. Recife e Fortaleza, por sua vez, ocupam a 16ª e 18ª posição no ranking.
Dos visitantes de outros países que chegam à cidade, 98,1% vêm de avião e 1,9% chegam por via terrestre. Já em cidades como Florianópolis e Foz do Iguaçu, mais de 70% do fluxo de estrangeiros se dá por meio rodoviário.