A Bahia possui o maior número de endereços em logradouros sem nome e o segundo maior total de endereços sem número no Brasil, de acordo com dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (14).
No estado, existem 314.489 endereços situados em logradouros como ruas, avenidas, travessas e estradas que não possuem nome. Esse número supera o registrado em São Paulo (249.210) e Pernambuco (233.645). Além disso, três em cada dez endereços baianos não possuem número.
O Censo também revelou que, em 2022, a Bahia tinha o maior número de logradouros denominados “Santo Antônio” no país, totalizando 29.778 endereços. Este nome corresponde a 0,3% do total de endereços no estado, sendo o terceiro mais comum na região.
Eduardo Baptista, gerente do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), enfatiza a importância desses dados: “Viver em um endereço sem número ou em uma rua ou avenida sem denominação representa um déficit na cidadania. Isso reflete a falta de formalização desses endereços pelo poder público municipal.”
A ausência de nomes e números nos logradouros não apenas dificulta a localização, mas também indica uma carência na infraestrutura e no reconhecimento formal dos endereços, impactando diretamente a vida dos cidadãos e a eficiência dos serviços públicos.