Moradores de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), dormiram em frente à Central do Cadastro Único (CadÚnico), na Avenida Santos Dumont, na madrugada desta quinta-feira (01). Os beneficiários disseram que passaram a noite na rua para conseguir uma das 130 fichas para atendimento, previsto para começar às 06h.
O grupo buscou a unidade para fazer o cadastro obrigatório do Auxílio Brasil, benefício social do governo federal que paga R$ 600 a famílias de baixa renda. As pessoas reclamaram que não conseguiram agendar o serviço pela internet, e por isso, estão indo até o órgão. Para garantir o atendimento, muitos chegam na madrugada e ficam em frente ao local.
Idosos, pessoas com mobilidade e mães com bebês de colo, reclamaram que não havia informações precisas de funcionários da prefeitura, nem organização de fila prioritária.
A coordenadora do Cadastro Único de Lauro de Freitas, Cristiane Silva, disse que a demanda livre de cadastramento do Auxilio Brasil começou nesta quinta-feira (01). A gestora afirmou que o serviço vai se estender para os outros dias e não é necessária a aglomeração no local.
Foto: Anderson de Almeida / Rádio Sociedade da Bahia