Neste domingo (8), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para se pronunciar sobre os atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. Na publicação, Bolsonaro condenou o que os apoiadores vestidos de verde, amarelo e com a bandeira do Brasil fizeram.
“Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, fogem à regra”, escreveu.
Na tentativa de minimizar os atos ocorridos neste domingo (8), o ex-presidente comparou as invasões e depredações praticadas pelos bolsonaristas com as manifestações de esquerda em 2013 e 2017. Vale ressaltar que, as manifestações de 2013, com ampla violência policial, ocorreram enquanto Dilma Rousseff (PT) estava no poder, e a motivação dos protestos foram inicialmente o aumento das tarifas do transporte público, mas, posteriormente foi revelado uma insatisfação geral da população brasileira com a classe política, corrupção e problemas sistemáticos na saúde e educação. Já em 2017, as manifestações foram pacíficas. Os protestos eram contra o governo federal e defendendo eleições diretas.
Por fim, o ex-presidente ressaltou que sempre obedeceu ao que determina a Constituição Federal, e repudiou as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deste domingo (8). “No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”, finalizou.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
LEIA MAIS EM: