Após o encerramento da campanha de atualização de rebanhos na Bahia, no último dia 17 de janeiro, a Agência de Defesa Agropecuária Da Bahia (ADAB) contabilizou 79,22% do rebanho bovino regularizado.
O dado corresponde a 10,6 milhões de animais declarados, dos 13,4 milhões de cabeças existentes em todo o estado. Já as propriedades rurais, 344 mil existentes no estado, 201 mil foram declaradas e atingiram o percentual de 58,4%.
Os números constam no relatório da Diretoria de Defesa Sanitária Animal da Agência. Na Bahia existem cerca de 600 mil explorações pecuárias, sendo que as principais espécies, além dos bovinos, somam aproximadamente 5,2 milhões de ovinos, 4,2 milhões de caprinos, 882 mil suínos, 265 mil equinos e 20 mil bubalinos, além de outros animas.
Os criadores que não cumpriram o prazo estão sujeitos a penalidades previstas na legislação, como obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.