Em uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (15), no Centro de Cultura da CMS, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), faz um balanço dos trabalhos da Casa em 2023. Durante sua apresentação, Muniz destacou que ocorreram 90 sessões ordinárias em 2023. No evento, foi oferecido aos presentes um café da manhã.
E foram apresentadas 475 proposições parlamentares. Deste total, 208 foram aprovadas em plenário. E 24 proposições parlamentares de autoria dos vereadores foram sancionadas pelo prefeito Bruno Reis (União) e transformadas em lei.
O chefe do Legislativo Municipal também destacou avanços administrativos da sua gestão, como o plano de aposentadoria voluntária, que teve uma adesão de 67 servidores e gerou uma economia para a CMS de, aproximadamente, R$ 17 milhões. Além da posse de servidores aprovados em concurso; o lançamento do Manual de Fiscalização e Contratos Administrativos e reforma do organograma da Casa, dentre outras inovações.
“Todos esses avanços só foram possíveis devido à parceria com os outros 42 vereadores e com todos os valorosos servidores da Casa. Aproveito para desejar um Feliz Natal e próspero Ano Novo a todas e todos”, disse Muniz.
Projeto Lembranças do Futuro de Salvador
Outro importante programa da CMS em 2023 foi o Projeto Lembranças do Futuro de Salvador. A Carta para Salvador foi entregue, na última quarta-feira (13), ao prefeito Bruno Reis (União). O governador Jerônimo Rodrigues, na ocasião, mandou uma mensagem de congratulações a Carlos Muniz pelo projeto.
Nesta fase do projeto foram realizadas sessões temáticas com o objetivo de colher e apresentar propostas para o município com contribuições dos ex-prefeitos de Salvador. Cada um deles deu depoimentos sobre a Salvador que encontrou à época, quais projetos mais importantes conseguiu realizar e o que não foi possível por falta de verba ou tempo. Além disso, os ex-prefeitos ainda informaram quais seriam, atualmente, suas ações para uma Salvador melhor para os seus habitantes.
Uma nova fase do projeto prevê outras ações, como, por exemplo, um documentário.
Os seguintes vereadores prestigiaram o balanço de 2023 da CMS apresentado à imprensa: Alexandre Aleluia (PL); Cláudio Tinoco (União); Cris Correia (PSDB); Daniel Alves (PSDB); Débora Santana (Avante); Hélio Ferreira (PCdoB); Isnard Araújo (PL); Kiki Bispo (União); Marta Rodrigues (PT); Maurício Trindade (PP); Orlando Palhinha (União); Paulo Magalhães Júnior (União); Randerson Leal (PDT); Sabá (PP); Sidninho (Podemos); Suíca (PT); Téo Senna (PSDB) e Tiago Ferreira (PT).
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA), Moacy Neves, também marcou presença no ato. Além de diversos profissionais de emissoras de TV, de rádio, sites de notícias e mídia impressa.