A classificação do México para as oitavas de final da Copa do Mundo terminou em tragédia na madrugada desta quarta-feira (1º), na Cidade do México. Três pessoas morreram por asfixia durante as comemorações que reuniram uma multidão nas proximidades do monumento Anjo da Independência, principal ponto de encontro dos torcedores mexicanos. As vítimas são um homem de 44 anos e duas mulheres, de 19 e 48 anos.
Segundo as autoridades, equipes de emergência encontraram os três inconscientes em diferentes pontos da região do Paseo de la Reforma e realizaram manobras de reanimação antes de encaminhá-los para atendimento médico, mas eles não resistiram. A prefeitura estima que cerca de um milhão de pessoas participaram das celebrações após a vitória mexicana por 2 a 0 sobre o Equador, resultado que encerrou um jejum de 40 anos sem triunfos da seleção em confrontos eliminatórios de Copa do Mundo.
Em nota, a prefeita da capital, Clara Brugada, lamentou as mortes e pediu que a população mantenha a responsabilidade durante as comemorações. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, também manifestou solidariedade às famílias das vítimas e informou que o governo prestará assistência aos parentes. As autoridades abriram investigação para esclarecer as circunstâncias das mortes, enquanto reforçam o esquema de segurança para os próximos eventos ligados ao Mundial. O México, um dos países-sede da Copa de 2026, volta a campo no domingo (5), quando disputará uma vaga nas quartas de final contra o vencedor do confronto entre Inglaterra e República Democrática do Congo.