Nesta quarta-feira (10), o governo federal anunciou um decreto que visa expandir o número de vagas disponíveis para o cadastro de reserva do Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos.
Anteriormente, a proposta estabelecia que o cadastro de reserva seria o dobro da quantidade de vagas previstas. No entanto, a nova regulamentação determina que a quantidade será especificada no edital, com um número superior ao inicialmente planejado.
Durante uma coletiva de imprensa, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que, com o novo decreto, a possibilidade de duplicar esse quantitativo para cada bloco está em vigor.
“Antes o cadastro de reserva era para um concurso específico. Então a regra de ter o dobro de aprovados funcionava. Nesse caso, um mesmo candidato poderá compor a lista de mais de um cargo. O que queremos garantir com a publicação desse decreto é que haja duas vezes o número de vagas de pessoas aprovadas naquele bloco”, explicou a ministra.