Para tratar a covid-19, os leitos clínicos pediátricos alcançaram 100% de ocupação na Bahia, na quinta-feira (24). São 20 leitos disponíveis no estado e todos ficam em Salvador. Na semana passada, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) distribuiu o primeiro lote de vacinas para aplicação em crianças de seis meses a 2 anos, enviado pelo Ministério da Saúde (MS) com 70 mil doses. De acordo com a prefeitura, a capital começará a imunização desse público em breve.
Segundo o último boletim epidemiológico da Sesab, divulgado no começo desta semana [os dados agora são semanais e não mais diários], apontou crescimento de 195,3% de casos de covid-19 no estado, comparado com a semana anterior. O número de casos ativos da doença chegou a 1.260, o que representa aumento de 51,2%. Foram cinco mortes notificadas nesse período. A aproximação do Verão com as aglomerações típicas da estação preocupa as autoridades.
Especialistas apontam que a vacinação é a principal arma de proteção contra o vírus que já matou 30.820 pessoas na Bahia, mas apenas 15% das crianças de 3 e 4 anos tomaram a primeira dose (D1). A segunda dose (D2) alcançou somente 5% do público. A Sesab ainda não tem dados sobre a aplicação da vacina em pessoas menores de 3 anos. Entre o público de 5 a 11 anos, 72% tomaram a D1 e 50% receberam a D2.
O número de leitos adultos e pediátricos foi ampliado durante o período mais intenso da pandemia. Em Salvador, tendas foram montadas e unidades de saúde transformadas em hospitais de campanha, o que multiplicou a quantidade de leitos, mas com a queda nas internações, esses equipamentos foram desmobilizados. Atualmente, a Bahia tem 145 leitos clínicos adultos (72 ocupados) e 20 pediátricos (todos ocupados).
As novas variantes da Ômicron têm por característica provocar sintomas mais leves, por isso, a taxa de ocupação das UTIs tem ficado abaixo da metade. Em todo o estado, os leitos adultos têm 46% de ocupação e os pediátricos têm 40%.
Vacinação
A Sesab afirma que os municípios já podem aplicar as doses anticovid nas crianças menores de 3 anos. “Para que os municípios iniciem a vacinação, basta que os profissionais já tenham passado pelo treinamento do Ministério da Saúde”, diz a nota.
Por sua vez, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), recebeu 3.170 imunizantes para aplicar a 1ª dose. Inicialmente, serão contempladas as crianças com comorbidades. Nesta sexta-feira (25), uma reunião será realizada para definir o fluxo de cadastro do público.
A Covid em números
- 70 mil – Foi a quantidade de doses entregues pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças menores de 3 anos na Bahia;
- 15% – É a quantidade de crianças de 3 e 4 anos que tomaram a primeira dose e apenas 5% receberam a segunda dose;
- 12,7 milhões – É a quantidade de pessoas com 12 anos ou mais que devem se imunizar, 92% receberam a D1; 85% a D2; 59% a D3; e 46% a D4.
- 100% – É a taxa de ocupação dos leitos clínicos pediátricos na Bahia, são 20 leitos no estado. A enfermaria adulta está em 50%;
- 193% – Foi o crescimento no número de casos de covid-19 na comparação com a semana anterior;
Foto: André Carvalho/Secretaria Municipal de Educação de Salvador