Os primeiros 15 dias do ano foram marcados por 8 tiroteios e 5 mortes no Engenho Velho da Federação. Um início de ano violento e cercado de insegurança no bairro. Segundo a Polícia Militar, facções criminosas disputam o controle de pontos de venda de drogas na região.
Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que 08 tiroteios foram registrados no local nos primeiros dias de janeiro, com dois mortos e dois feridos. O Instituto Fogo Cruzado não registrou tiroteios na região no mesmo período do ano passado. Outras três mortes foram registradas no bairro.
Moradores relatam que os tiroteios são constantes na região do Engenho Velho da Federação. Na última semana diversos casos de violência foram registrados no bairro. Um homem foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (15), na rua Neide Gama, localizada no bairro do Engenho Velho da Federação. Antes de ser morto por criminosos, a vítima foi fotografada e teve a sua imagem divulgada nas redes sociais. O motivo da execução seria porque a vítima não permitiu que integrantes de uma facção criminosa que atua no bairro instalassem câmeras de monitoramento no poste de sua casa. As câmeras são utilizadas pelos criminosos para acompanhar movimentação da rua, inclusive a entrada e saída de viaturas da polícia.
No último domingo (14), um criminoso foi morto durante conflito entre policiais e traficantes, na localidade conhecida como Beco da Rabada, na região do Forno, próximo à entrada do bairro. Segundo a Polícia Militar, o batalhão recebeu uma denúncia de que havia homens armados na região e ao chegarem no local, foram recebidos a tiros. O homem atingido foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Ele portava uma pistola 380 e munições. A arma foi apresentada na delegacia para a adoção das medidas cabíveis.
A semana anterior também foi marcada por momentos de terror e insegurança no bairro. Na quinta-feira (11), agentes de Polícia Militar faziam ronda na localidade Vila Verde, quando avistaram homens armados. Na fuga, os bandidos atiraram contra os policiais. Houve troca de tiros, no entanto, os suspeitos conseguiram fugir deixando para trás duas bicicletas, uma balança de precisão, dois celulares, uma porção de cocaína e 28 porções de maconha.
Seguindo a retrospectiva de crimes, na quarta-feira (10), dois suspeitos foram mortos durante tiroteio com policiais militares na localidade do Cachimbeiro. A PM informou, em nota, que policiais faziam ronda pela região quando foram recebidos a tiros pelos criminosos. Os feridos foram levados para uma unidade de saúde, mas não resistiram. Na ação, a polícia ainda apreendeu duas armas de fogo, munições, maconha, crack e cocaína.
Já na terça-feira (09), um homem foi morto após um ataque de criminosos no Beco da Rabada. Segundo a Polícia Civil, a vítima se chamava Sidnei Santos dos Anjos e estava indo para o trabalho quando foi atingido pelos disparos. Além de Sidnei, outro homem foi atingido no ataque e foi atendido em uma unidade de saúde.
Os moradores e comerciantes do Engenho Velho da Federação e de bairros próximos, contam sobre o clima de insegurança e o medo vivido por eles diariamente. Os comércios seguem funcionando no horário normal, mas os moradores evitam ficar na rua até tarde. Alguns comerciantes relatam que o movimento reduziu bastante na última semana devido a existência dos conflitos.