A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) lança nesta quarta-feira, 7, a campanha de intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que inclui atividades itinerantes ao longo do mês. No dia 17 de agosto, das 8h às 12h, um mutirão de exames de DNA e orientações jurídicas sobre paternidade será realizado na sede da DP em Lauro de Freitas, na Rua Mucugê, nº 87, Edifício Norte Garden.
Para participar, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e, para recém-nascidos, a Declaração de Nascido Vivo.
Com 17 anos de atuação, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável já realizou mais de 26 mil exames de DNA gratuitos e oferece assistência jurídica e psicossocial, além de acordos e conciliações. Desde 2022, a ação apoia o Dia D do programa Meu Pai Tem Nome, promovido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), visando o reconhecimento da paternidade e o direito completo de filiação para os filhos.
Os exames de DNA estão disponíveis durante todo o ano nas sedes da Defensoria, na capital e no interior, além da Unidade Móvel de Atendimento e mutirões pelo estado. O roteiro das visitas da Unidade Móvel é atualizado no site oficial: www.defensoria.ba.def.br.