Salvador tem lidado com a fortes chuvas desde a noite de sábado, mas a madrugada de domingo apresentou chuvas ainda mais intensas. A Companhia de Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta para os soteropolitanos sobre o tempo nos próximos dias.
Em vídeo, o Diretor Geral da Companhia de Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sósthenes Macedo, explicou que a tendência é de continuidade das chuvas, apesar de fracas e moderadas, porém com risco para alagamento e deslizamento de terra.
“Tivemos uma madrugada com extremos pluviométricos bastante intensos, mais de 60mm em alguns bairros de Salvador, exemplo de Valéria, Fazenda Coutos, Periperi. Notadamente na região do Subúrbio Ferroviário com 46mm em 30 minutos [considerada forte], onde nós passamos por um mês que a média histórica é de 108 mm para todo o período, algo que nos chamou atenção”, declara.
“Nós já tivemos aqui mais de 70 solicitações feitas pela população, dessas algumas com deslizamento de terra, outras com desabamentos, de tal modo que nossas equipes de engenheiros, de arquitetos, estão em campo realizando a vistoria e garantindo a segurança do soteropolitano. Nesse momento a tendência de que nós temos a continuidade das chuvas, agora de fracas a moderadas”, alerta Sósthenes.
Ele ainda orienta: “durante toda essa tarde [domingo] observamos chuvas em toda Salvador. De tal modo que solicitamos a população que ao observar qualquer cenário de risco, se afaste dessa condição, disque 199 e aguarde a nossa chegada para realização da vistoria”.