A Rádio Sociedade da Bahia marcou presença na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia. Na ocasião, o repórter Rogério Alves entrevistou o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que saiu em defesa de seu colega de partido, o vereador Hamilton Assis (PSOL), que pode perder o mandato.
“Os argumentos sobre a entrada dos ativistas na Câmara dos Vereadores não se sustentam. A obstrução da entrada foi feita por mercenários e não sou eu quem está dizendo isso. Foi constatado que pessoas foram pagas para isso. E, no momento em que a situação ocorreu, o vereador não estava presente no local. Então, como pode ser acusado de ser o responsável pelo ocorrido?”, disse o deputado.
A polêmica envolvendo o vereador Hamilton Assis teve início após a Câmara Municipal de Salvador instituir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, em decorrência da invasão de professores ao plenário no dia 22 de maio. A representação foi protocolada após a confusão registrada durante a votação do reajuste dos servidores municipais, ocasião em que manifestantes invadiram o Centro de Cultura da Câmara. Contrário ao projeto, o vereador foi acusado de incitar o tumulto.
A comissão será presidida pelo vereador Alexandre Aleluia (PL). Em suas redes sociais, Hamilton classificou o processo como “perseguição política” e afirmou que a medida é uma retaliação ao seu apoio às mobilizações e à greve dos servidores.