O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão fiscalizar os veículos e condutores de trios, carros de apoio, carros de som, mini trios, micro trios e veículos alegóricos que vão participar do Carnaval de Salvador 2024.
De acordo com o coordenador-geral de fiscalização do Detran, Fabrício Araújo, serão realizados testes de alcoolemia durante os dias da folia momesca no início e no final do percurso nos condutores dos trios e veículos similares. Além disso, uma inspeção será feita para verificar se o trio continua apto para permanecer no circuito.
Para o coordenador, as ações de vistoria e prevenção são importantes para evitar acidentes graves durante o Carnaval.“O Detran é o anjo da guarda do folião e da população, porque atua na prevenção de acidentes. Através dessas vistorias prévias, conseguimos verificar os itens de segurança, documentação do veículo e do condutor do veículo”, explicou o coordenador-geral de fiscalização do órgão.
Vistorias prévias
Desde a última segunda-feira (29), são realizadas vistorias prévias em conjunto entre os três órgãos estaduais com os trios elétricos e seus condutores. A ação avalia requisitos que vão desde documentação dos veículos e dos motoristas, tamanhos e dimensões estruturais, equipamentos obrigatórios.
Após checagem, o Detran emite o adesivo de ‘Veículo Vistoriado’, que é fixado na carroceria e visível para o desfile, com um QR Code contendo todas as informações necessárias.