Neste sábado (13), ocorrerá o Dia D da vacinação contra a gripe em pelo menos 300 municípios da Bahia. A iniciativa é liderada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), em colaboração com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde.
“A aproximação do período de maior incidência de casos de gripe, especialmente nas estações mais frias, torna a vacinação ainda mais crucial para evitar complicações”, ressalta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Em Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, a Sesab estará presente com o personagem Zé Gotinha. A partir das 9h, as ações ocorrerão nas Unidades de Saúde da Família (USF) São Judas Tadeu, no bairro de Itinga, e, posteriormente, Vida Nova, no Caji.
O público-alvo abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; comunidades quilombolas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Segundo o Ministério da Saúde, a coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Rebouças, destaca a importância de verificar os horários de funcionamento dos postos e os esquemas de vacinação de cada município. “Na Bahia, este público-alvo é de cerca de 5 milhões de pessoas. Já recebemos mais de 2,7 milhões de doses, mas apenas cerca de 360 mil doses foram aplicadas, o que representa apenas 7% do público-alvo”, salienta.