O Oeste da Bahia recebeu um reforço em sua infraestrutura elétrica com a inauguração de duas subestações, que aumentam a capacidade energética da região em 25 MVA e beneficiam mais de 250 mil pessoas em quatro municípios.
A infraestrutura elétrica no Oeste da Bahia foi ampliada com a inauguração das subestações Barreiras III e Alto Fêmeas II, acompanhadas por linhas de subtransmissão de 138kV. Esse projeto, que representa um investimento de R$155 milhões, visa atender os moradores de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves.
A cerimônia de inauguração, realizada na Subestação Barreiras III, contou com a presença de autoridades locais e representantes do setor energético. As novas subestações, além de aumentar a capacidade energética em 25 MVA, têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer o agronegócio da região.
Este empreendimento faz parte de um plano estratégico maior, com investimentos previstos até 2027, destinados a garantir um fornecimento de energia confiável e apoiar o crescimento dos setores produtivos do Oeste baiano. “Estamos cumprindo nosso plano estratégico de investimentos na Bahia. As subestações Barreiras III e Alto Fêmeas II foram planejadas em conjunto com os setores produtivos do Oeste para garantir um fornecimento de energia estável, contribuindo para o desenvolvimento regional”, destacou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
A Subestação Alto Fêmeas II, localizada em São Desidério, possui uma linha de subtransmissão de 74 quilômetros. Já a Subestação Barreiras III, a terceira instalada no município homônimo, conta com uma linha de subtransmissão de 6 quilômetros. Juntas, essas subestações proporcionarão mais energia para o agronegócio e comércio local, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas na região.