Foi assinado nesta quinta-feira (4) pelas autoridades do Distrito Federal e o Ministério da Justiça o Plano de Ação Integrada (PAI), que prevê o reforço da segurança na Praça dos Três Poderes, na próxima segunda-feira, 8 de janeiro. O trânsito na região também será bloqueado.
Serão 250 homens da Força Nacional e 2 mil policiais, além da Polícia Federal e Rodoviária Federal. Efetivo considerado mais do que suficiente pela governadora em exercício, Celina Leão.
O trânsito será fechado a partir da Praça das Bandeiras, que fica logo em frente ao Congresso e desce em direção aos prédios do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.
O secretário de segurança do DF, Sandro Avelar, garantiu que desta vez não se repetirão as cenas de vandalismo e destruição vistas no ano passado.
O ministro da Justiça em exercício, Ricardo Cappelli disse que, pelo monitoramento que tem sido feito, não há, pelo menos até o momento, nenhum alerta ou algo que mostre que haverá manifestação violenta no dia. E ainda foi claro: não se pode confundir manifestações democráticas com tentativa de golpe.
A cerimônia também marcou a entrega de equipamentos e viaturas para o Governo do Distrito Federal dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). São 20 viaturas, armamentos, drones, além de fardas e equipamentos de proteção individual.