A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza hoje o encontro “Elas à Frente na Comunicação” no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur-BA). O evento reúne jornalistas, publicitárias, assessoras e influenciadoras para discutir políticas voltadas para as mulheres, destacando a participação especial da renomada escritora afro-brasileira Conceição Evaristo.
Um dos momentos centrais do evento será a homenagem à jornalista Silvana Oliveira, cuja carreira de mais de 25 anos é marcada por um profundo engajamento no jornalismo em rádio e TV, tanto na Bahia quanto em São Paulo. Atualmente Gerente de Jornalismo da Rádio Sociedade da Bahia e âncora do programa Conexão Sociedade, Silvana consolidou e dirigiu a Rádio BandNews FM Salvador por 8 anos, foi coordenadora de TV da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia, Reporter na Metropole FM, Gerente de Jornalismo na TVE e coordenadora da rádio USP.
Além de décadas de serviço ao jornalismo baiano, Silvana reconhece a importância do seu trabalho na formação de novos profissionais da área:
“Acredito que minhas maiores contribuições para o jornalismo baiano sejam o olhar com recorte de gênero e raça em pautas gerais e políticas, além de colaborar na formação de jovens talentos negros que abraçam o jornalismo”, destaca Silvana Oliveira.
Com formação em jornalismo pela Fundação Casper Libero e especializações em política internacional pela USP, política e estratégia pela E.S.G. e Direitos Humanos pela Università di Bologna, Silvana Oliveira acumula uma trajetória diversificada que inclui passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e pela direção da rádio Bandnews FM Salvador, entre outros destacados veículos.
Além de Silvana, o evento também homenageará outras importantes comunicadoras negras, como Bárbara Carine, Carla Akotirene, Camila França, Ceci Alves, Cristiele França, Dina Lopes, Ekedy Sinha, Georgina Mainart, Mabel Freitas, Marlupe Caldas, Maíra Azevedo (Tia Má), Majourie Moura, Mirtes Santa Rosa, Val Benvindo, Vânia Dias, Lorena Ifé e Wanda Chase.
O evento ainda vai contar com a participação da secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, que enfatiza a importância de homenagear comunicadoras que desempenham um papel estratégico na disseminação e promoção dos direitos das mulheres. “Ao homenagear essas comunicadoras, estamos reconhecendo o protagonismo das mulheres negras na comunicação e em diversos campos, incluindo mídias, redes sociais, assessorias de comunicação e artes”, ressalta Elisangela