A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) anunciou nesta sexta-feira (30) o lançamento do Edital Incite 2, que destinará R$43 milhões para a criação e consolidação de Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. Este é o maior investimento da história da Fundação e visa apoiar pesquisas de alto impacto em 21 áreas estratégicas.
O Edital Incite 2 tem como objetivo fomentar atividades de pesquisa que abordem problemas estruturais na Bahia, com foco em áreas como Mudanças Climáticas, Economia Circular, Educação Básica, Segurança Pública, Inteligência Artificial e Bioeconomia. As áreas estão divididas em três eixos temáticos: social, tecnológico e de desenvolvimento sustentável. O novo edital ampliou o número de áreas de 15 para 21, em comparação com a primeira edição de 2022, que financiou nove propostas.
Segundo Handerson Leite, diretor-geral da Fapesb, o Incite 2 incentivará a colaboração entre instituições e grupos para enfrentar desafios estruturais no estado. “O Incite promove a formação de redes de cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento em áreas prioritárias,” afirmou Leite. Com o novo edital, a Fapesb pretende alcançar um total de 30 projetos Incite na Bahia.
Cada projeto pode solicitar até R$2 milhões, que serão destinados a infraestrutura, apoio à pesquisa e ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). As propostas serão avaliadas em três etapas: uma verificação formal inicial, seguida de análise por especialistas externos e, por fim, a revisão e classificação por um comitê gestor. Apenas pesquisadores doutores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) na Bahia podem submeter propostas. Informações adicionais estão disponíveis no site da Fapesb, na seção de editais.