No último final de semana, surgiu uma polêmica na internet após um vídeo circular mostrando um suposto despejo de água de esgoto sendo liberada na praia da Barra. No vídeo ainda, que pode ser visto em seguida, a pessoa que gravou fala “triste Bahia. Aqui ao lado do Cristo, toda vazão do esgoto foi aberta agora e jogada no mar da praia do Farol da Barra”.
A equipe de reportagem da Rádio Sociedade da Bahia, após receber a denúncia, foi ao local que fica na região do Monte Cristo verificar se tal escoamento estava acontecendo, e foi constatado que naquele momento, na manhã de sábado (21), não havia nenhum sinal de vazão de água como mostrado nas imagens.

A Rádio Sociedade da Bahia procurou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para saber mais detalhes sobre o caso. E em nota, a Embasa informa que a água que está escoando para a praia é proveniente da rede de drenagem pluvial, ou seja, a água da chuva que escorre pelas ruas e é direcionada pelo canal ao mar.
A Embasa ainda reforça que, como o vídeo não tem data, é possível que tenha sido filmado em uma ocasião em que estivesse chovendo na Barra. “Hoje [21], não choveu na praia da Barra, mas sim na bacia hidrográfica no rio urbano que desagua naquele ponto”, informa em nota.
Confira na íntegra a nota da Embasa sobre o caso:
“A Embasa informa que a água mostrada no vídeo não é proveniente da estação elevatória de esgoto da empresa, cuja placa é visível na filmagem. A estação e os demais componentes da rede de esgoto estão operando normalmente, sem extravasamentos.
A água que está escoando para a praia é proveniente da rede de drenagem pluvial, ou seja, água de chuva que escorre pelas ruas e é direcionada pelo canal ao mar. Hoje, não choveu na praia da Barra, mas sim na bacia hidrográfica no rio urbano que desagua naquele ponto. Como o vídeo não tem data, é possível também que tenha sido filmado em uma ocasião em que estivesse chovendo na Barra.
O que é possível afirmar é que a rede da Embasa está operando normalmente no local hoje, portanto não houve nenhum lançamento de esgoto na praia.”
Foto: Rogério Alves / Rádio Sociedade da Bahia | Vídeo: Reprodução